Como escolher sua prestadora dos serviços

Sugerimos vossa atenção para avaliar cuidadosamente a sua nova prestadora de serviço ou continuidade da atual, que por quaisquer motivos abaixo elencados, não atendam a 04 dos itens abaixo sugeridos, poderá colocar em risco os usuários e equipamentos do seu prédio. Lembrando que o Síndico ou Administrador responde solidariamente por uma escolha indevida, para proteção do patrimônio do Condomínio e das vidas que são transportadas diariamente nos elevadores do prédio.

A primeira impressão que se tem quando o assunto e manutenção de elevadores é que a Empresa para cuidar dos equipamentos, tem que ser a fabricante do equipamento. Isso é um engano! Atualmente com o avanço tecnológico e a abertura de mercado, pode-se ter a prestação desses serviços, de forma igual ou até melhor com outras prestadoras de serviço do mesmo seguimento.

Não necessariamente pela montadora do seu elevador e sim por uma Empresa que agregue condições necessárias para a prestação de tais serviços.

Nos dias atuais empresas do seguimento conseguem atender plenamente aos Condomínios, dentro de um excelente padrão de qualidade e das normas atuais vigentes, contrariando a expectativa das grandes montadoras que deixam a desejar quando o assunto é tratar o cliente de forma diferente. Nota-se com clareza que nas grandes montadoras, muitas vezes, o cliente é tratado como um número a mais na carteira, o cliente é desprotegido e inseguro por não ter onde e nem a quem recorrer nas emergências, nos faturamentos e cobranças indevidas, nos altos preços de peças e ou componentes, demora na reposição de peças, e outras situações mais.

Ao buscar Empresas do seguimento para cuidar e zelar dos elevadores do prédio, alguns cuidados são necessários para avaliar se realmente a Empresa terá condições mínimas de atender aos elevadores, das quais destacamos alguns itens que podem fazer a diferença nessa análise.

  1. Estrutura adequada: Esse item requer muita atenção durante a contratação. É aconselhável a visita às instalações da Empresa, visando entender como será prestado e de que forma a empresa estaria preparada para atender às necessidades de seus clientes. Verificar localização, acomodação da Empresa, facilidade de acesso, proximidade do prédio onde será prestado os serviços, estrutura de maneira geral, os móveis e utensílios, os veículos que estão a disposição da empresa, equipamentos em geral, ferramentas, design e aparência da empresa. Fatores que por mais simples, fazem a diferença na qualidade e prestação dos serviços. Empresas de fundos de quintais, empresas sub-locadas em locais impróprios podem comprometer a futura contratação e parceria.
  2. Sistema de atendimento de chamados 24 horas por dia: Deve-se certificar que a nova empresa a ser contratada detêm sistema de monitoramento de chamados, que prevê atendimento 24 horas por dia, 07 dias na semana e 30 dias ao mês, durante 365 dias no ano, ininterruptamente. Sistema que possa localizar e encontrar quando necessários plantões e atendedores de chamados, através de centrais digitais de telefones ou 0800 (localizados em Brasília) para tais serviços. Serviços de ligações gratuitas em outros estados podem também comprometer os atendimentos técnicos ao prédio.
  3. Sistema de controle e acompanhamento de serviços: Esse item faz-se necessário em todas as contratações visto que é a maneira prática, segura e confiável do Condomínio em poder comparar, qualificar ou verificar a qualquer momento o andamento dos chamados e ou serviços dos elevadores. Esse sistema deverá ter um servidor próprio, que imediatamente após consulta possa disponibilizar a qualquer momento ao cliente seus registros e ou interferências nos elevadores. Esse sistema gerará relatórios técnicos sobre os serviços e seus detalhes técnicos de atendimento corretivo e ou preventivo. Esse item é a garantia do histórico do elevador a qualquer momento, contribui para a verificação imediata de qualquer dúvida ou esclarecimento técnico.
  4. Proximidade da execução dos serviços: Essa consideração deve ser levada como item de primeira análise na avaliação das propostas comerciais, visando buscar o melhor com qualidade e proximidade ao Condomínio. É aconselhável se ter uma prestadora próximo do local onde se prestará os serviços. Isso é justificado nos dias atuais. Atualmente o trânsito é um dos fatores relevantes para se ter um atendimento rápido e prestativo, quando de uma emergência. Ter uma empresa num outro extremo da cidade pode custar caro ao usuário do elevador e a demora no atendimento poderá causar danos irreversíveis aos equipamentos e ou prejuízos irreparáveis aos usuários. Ter plantão localizado com carro por exemplo no centro da cidade é indiferente, pois, as peças ficaram sempre na sede da Empresa. Ir e voltar à empresa, poderá levar horas.
  5. Registro junto ao CREA da Empresa e atestado de capacidade técnica: A nova Empresa do Condomínio, deverá estar devidamente registrada no CREA da região, bem como comprovar por meio de atestado de capacidade técnica, que detêm de qualificação e registro para prestação dos serviços oriundos do contrato que será assinado entre as partes. Lembrando que esse registro é obrigatório para todas as Empresas do seguimento.
  6. Técnicos qualificados: Confirmar se a Empresa detêm em seu quadro de funcionários profissionais qualificados com experiência no seguimento e em outras montadora e se os mesmos detêm qualificação técnica ou elétrica, eletrônica ou mecânica. Confirmar através de registro em carteira de trabalho, visando garantir que os profissionais que prestarão serviços no prédio, estão devidamente registrados na Empresa contratada.
  7. Engenheiro Mecânico com vínculo empregatício na Empresa e atestado de capacidade técnica: Toda Empresa de manutenção de elevadores e ou escadas rolantes, deve ter em seus registros um profissional de nível superior na área de Engenharia Mecânica, disponível para o acompanhamento dos serviços oriundos do contrato que será assinado entre as partes. Um detalhe importante é que o nome e registro do profissional deve constar do contrato que será assinado entre as partes, isso garante o vínculo e obrigação do profissional perante o contrato assinado entre as partes.
  8. Atestado de capacidade técnica da Empresa e seu responsável técnico: A nova empresa deverá comprovar que detêm atestados de capacidade técnica, da empresa e de seu responsável técnico, demonstrando que ambos estão registrado e são detentores de atestados técnicos, registrados junto ao CREA de sua região.
  9. Almoxarifado com peças de reposição e ferramentas adequadas: Quando elucidamos no item a questão da estrutura, deixamos o almoxarifado como item independente em vista que o mesmo deverá também ter uma atenção especial. É aconselhável verificar in loco a real situação do almoxarifado na nova Empresa. Verificar se a mesma tem controles que possam garantir o pronto atendimento às reposições necessárias nos elevadores quando for o caso. Ter peça em estoque, pode indicar que a empresa não deixará os elevadores parados, simplesmente por falta de componente de pequeno porte. Atualmente os meios de transporte podem superar os grandes estoques, contudo, peças usuais, comuns e de reposição quase diária, faz-se-a necessário que a Empresa tenha um estoque mínimo de peças para garantir a manutenção dos novos equipamentos.
  10. Oficina pequenos reparos: Os grandes serviços são normalmente feitos em empresas terceirizadas, tais como metalúrgicas, torneadoras ou outras estruturas, contudo, faz-se necessário verificar se a nova empresa que será contratada, tem realmente uma oficina para pequenos reparos e se tem condições de reparar pequenas peças. Essa oficina deverá ter como ferramental mínimo: bancada em madeira ou ferro, furadeira de bancada, morça, torno, prensa mecânica, bancada/local apropriado para conserto de eletrônicos, furadeira de impacto, martelete, talha, máquina de solda, lixadeira, makita, compressor, multímetro, URM – Unidades de monitoração remota e outras ferramentas necessárias aos serviços de elevadores. Esse ferramental é o mínimo que uma empresa necessita para manter os elevadores em funcionamento normal e dentro das normas técnicas da ABNT.
  11. Veículos e ou motos para atendimento ao chamado: A empresa deverá ter veículos disponíveis para o pronto atendimento técnico, vinculados ao números de elevadores. Carro ou moto à disposição do corpo técnico da empresa para atendimentos corretivos e ou preventivos dos elevadores.
  12. Seguro de responsabilidade civil: Além de todas as garantias e prováveis condições para execução dos serviços, é necessário exigir que a nova Empresa, tenha um Seguro de Responsabilidade Cívil. Tal seguro visa proteger à empresa e o Condomínio, para eventuais danos comprovadamente causados pelos elevadores. Esse seguro protege vidas e ou equipamentos. Garante a tranqüilidade no uso e conservação dos elevadores. Caso ocorra um acidente, onde a responsabilidade civil seja imputada aos elevadores e ou serviços prestados, essa cobertura será acionada para resguardar eventuais danos.
  13. Comprovação de preços reduzidos: Esse é talvez o item mais importante na avaliação para contratação de uma nova empresa. Evite contratar pelo mais barato. O barato poderá sair caro ao Condomínio. Exija da empresa vencedora, caso ache que os preços estão muito reduzidos, comprovações de que a mesma pratica valores similares em equipamentos similares aos instalados no prédio. A concorrência atual pode induzir novas contratações por preços ínfimos que traduzirão no futuro somente em prejuízos e danos aos elevadores. Os custos operacionais das Empresas são muitos parecidos, portanto, valores reduzidos, abaixo dos preços de mercado deverão ser reavaliados cuidadosamente para evitar que aventureiro e empresas despreparadas, sem nenhuma estrutura, possam ser levadas à contratação junto ao Condomínio e ao final sucatear os equipamentos do prédio.

    Item a item, nota-se o intercâmbio entre eles, que poderá traduzir em serviços de qualidade, agilidade, presteza e segurança aos elevadores do Condomínio. Faça a escolha certa para sua segurança!

Como trabalhamos:

Possuímos uma linha completa e versátil de itens para modernizar seu elevador: cabinas com design moderno e arrojado, inovação tecnológica constante e de última geração, itens de segurança exigidos pela ABNT, botoeiras de chamadas modernas com indicadores de posição de vários formatos, telas de LCDs com displays iluminados em vermelho ou azul, quadro micro-processado, barreira infra-vermelho, portas e cabinas em aço, fórmica ou pintura, voz digitalizada, com qualidade, preço e curto prazo de instalação. Tudo disponível para você, com a melhor qualidade, segurança, tecnologia e preços atrativos de mercado. Consulte nosso Departamento Comercial e confira o que temos de especial para seu Condomínio. Veja o que podemos oferecer especialmente para seu elevador. Surpreenda-se!

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